Mestre Iyengar em Savasana

E porque hoje é o Dia Internacional do Yoga há muitas aulas a decorrer, muitos corpos a mexer e mentes a aprender…

Este ano preferimos escrever. Este ano, este dia festeja-se sob a tensão de uma pandemia e por isso o nosso convite é de reflexão e introspeção. O nosso convite é que façamos, para além da prática em grupo, uma prática pessoal regular!

Asana significa postura, o posicionamento do corpo como um todo – corpo, mente e alma.

Asana tem duas facetas, a postura em si e o descanso na postura, que implica a observação do corpo e da mente na postura.

“Reposing in the pose” (BKS Iyengar) significa encontrar a perfeição numa postura (executá-la com consciência) e mantê-la, refletindo e aprofundando-a através da inteligência e dedicação.

No início exige esforço e esse esforço envolve horas, dias, meses, anos e algumas vidas de trabalho. Há sempre esforço na execução de uma postura, mas esse esforço conjugado com concentração e equilíbrio faz com que vivenciemos o momento presente, uma experiência rara na vida moderna, como escreveu o Mestre Iyengar no livro Light on the Yoga Sutras of Patanjali.

É através da prática de Yoga que conseguimos sentir, aprofundar e perceber os verdadeiros benefícios da mesma! Começa por aqui…por vivermos o agora.

A forma como encaramos a prática de Yoga pode ser apenas como algo que exige um grande esforço, pode ser de cariz exploratório e de observação, pode ser apenas para relaxar! Mas a prática consciente, regular e com dedicação é que nos levará a obter esse equilíbrio e meditação! A prática inteligente e sequencial, mais precisamente a prática de Iyengar Yoga, levar-nos-à a esse estado meditativo, mas para isso é necessário haver tempo e tirarmos tempo para esse processo de crescimento.

A forma como olhamos para a prática de Yoga depende de muitos factores, depende da fase da vida que estamos a passar, se estamos felizes, apaixonados, tristes, ansiosos, inquietos…a forma como vivenciamos a prática e progredimos na mesma está sempre sob a influência de vários fatores externos e internos, nomeadamente físicos, se tivermos um problema físico por exemplo, que nos impeça de efectuar determinada postura. Mas há sempre uma alternativa.

O yoga torna-se um espelho muito claro e de confronto connosco mesmos,  mas acima de tudo cabe ao praticante ouvir o seu corpo e perceber o que é que ele precisa. Ser um praticante regular e assumir que o corpo segue a transformação da mente e vice-versa e saber escutar e observar.  O yoga é uma excelente ferramenta para entendermos a nossa mente!

Em tempos de crise, de dor, de incerteza o Yoga é sem dúvida uma Arte que nos permite crescer  fisicamente, mentalmente, psicologicamente, emocionalmente e espiritualmente.

Junho de 2020

Namaste

Rita

Foto de uma aula no centro e foto de Mestre Iyengar em Savasana