Rita Pereira

Rita Pereira

A minha paixão pelo Yoga nasceu em 2005 como aluna, mas passados 7 anos senti que o caminho era ensinar e tornei-se professora. Sou certificada em Iyengar Yoga, Nível II, pelo RIMYI, Pune, Índia e certificada pela Rainbow Kids Yoga.

Abri o meu primeiro Estúdio de Yoga em 2014 “Yoga Love Yoga”, cujo nome reflete a minha paixão. Em 2019 fundei o Centro Iyengar Yoga Lisboa – São Vicente.

Sou também licenciada em Serviço Social e trabalhei durante muitos anos com grupos sociais vulneráveis e idosos. Em 2013 iniciei também a minha experiência como agricultora e tenho uma horta comunitária e biológica.

Hoje dedico a minha vida ao estudo, prática e ensino desta Arte. As minhas aulas são o reflexo da minha contínua aprendizagem e dedicação. Frequento workshops com regularidade com o professor Patxi Lizardi e Cristian Pisano. A minha prática diária mantém-se com o professor Billy Konrad e online com Abhijata Iyengar (índia).

Dou aulas regulares no meu estúdio, participo em festivais, organizo anualmente o Retiro “Yoga na Aldeia” e viajo com frequência para a Índia.

Gosto de comparar a prática de Yoga com a observação da natureza. Quando contemplamos a natureza e sentimos os cheiros, ouvimos os sons e observamos as cores, paramos. A mente foca-se, concentra-se e observa o momento. Assim é a prática de Yoga. Só através da observação, sensibilidade e humildade conseguimos aprender, sentir e interiorizar.

Iniciei a minha prática de Iyengar Yoga como aluna.

Fiz a minha primeira formação em Hatha Yoga como Instrutora de Yoga, na Associação Europeia de Terapias Orientais, até 2012.

Comecei a dar aulas de Yoga em ginásios e centros de terapias em Almada. Iniciei a minha prática regular no método Iyengar Yoga.

Integrei a formação de Yoga para crianças e famílias, certificada pela Rainbow Yoga Kids.

Iniciei a formação em estudos avançados em Iyengar Yoga, com o professor sénior Billy Konrad. Esta formação teve a duração de 3 anos e terminou em 2016.

Abri o meu primeiro estúdio “Yoga Love Yoga” na Baixa Pombalina em Lisboa. Iniciei aulas de Yoga a adultos na Junta de Freguesia de São Vicente.

Comecei a dar aulas de Yoga a crianças do Jardim de Infância (3-6 anos de idade) e do 1º Ciclo (6-11 anos), pela Junta de Freguesia de São Vicente, em três Escolas públicas.

Tornei-me professora certificada em Iyengar Yoga Introductory course of Level II. Mudança do espaço físico do estúdio para a Freguesia de São Vicente.

Entre 2016 e 2020 fui Assistente do professor Billy Konrad nas suas aulas terapêuticas.

Iniciei uma formação avançada com o professor Billy Konrad com a duração de 3 anos.

Primeira viagem à India. Observei aulas, estudei e pratiquei no Ramamani Iyengar Yoga Memorial Institute, na Índia, com os filhos do Mestre, Geeta Iyengar e Prashant Iyengar, e a sua neta Abhijata.

Fiz outro exame Iyengar Yoga, através do qual obtive o nível Intermediate Junior I Level (atualmente designado nível II).

Participei nas celebrações do centenário do nascimento do Mestre onde tive a oportunidade de praticar mais uma vez com os seus filhos e estar presente nas últimas aulas conduzidas pela filha Geeta.

Fundei o Centro Iyengar Yoga Lisboa – São Vicente.

Frequentei o Curso Intensivo com a professora Usha Devi em Rishikesh, na índia.

Comecei a dar aulas de Yoga a jovens com necessidades especiais, dos 12 aos 18 anos, na Escola Secundária Gil Vicente.

Sandra

Cecilia Berberian

Pratico regularmente há mais de 15 anos. Iniciei a minha prática de yoga diretamente no método Iyengar, em Buenos Aires no ano 2005. Apaixonei-me por esta prática com a orientação da minha Mestre Beatriz Tortolano.

Desde então tenho praticado regularmente o método com as professoras certificadas Mónica Moya e Mónica Chaselon na Argentina e o professor Billy Konrad em Portugal.

No ano 2011 iniciei a minha formação na Argentina com Paula Self Tortolano e completei-a com Delfina Mendoça. Fui certificada pelo RIMYI, Pune, Índia com o Nível I em 2016 e, desde então, continuo com a minha formação e prática como aluna e como professora.

Em 2017 visitei o RIMYI -Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute- coração da família Iyengar, tendo a oportunidade de assistir também a aulas terapêuticas, o que foi uma grande aprendizagem.

Ao longo destes anos participei em seminários de Mestres internacionais como Raya Uma Datta, Abhijata Iyengar e Arun H.S (Índia), Christian Pisano e Faeq Biria (França), Patxi Lizardi (Espanha) e Lois Steinberg e Carrie Owerko (EUA).

Frequentei aulas de dança contemporânea com Eugenia Estevez em Buenos Aires e Lucas Condró em Madrid. Sou desenhadora gráfica e cozinheira profissional.

A prática de yoga tem sido a disciplina que me acompanha e integra cada momento e faceta de minha vida. Desde o plano físico à procura de uma maior liberdade de movimentos, compreendendo a liberdade no corpo como a liberdade na vida.

Desde o plano emocional e mental, integrando todas as facetas que fazem parte de uma pessoa, numa prática que cultiva o compromisso e a disciplina e que representa uma ferramenta de autoconhecimento imensa, amor próprio e liberação. Acredito na prática regular do yoga como um meio para manter vivo este vínculo entre mente, emoção e corpo.

Iniciei a minha prática em Iyengar Yoga e desde então dedico-me à prática e ao estudo como aluna.

Comecei a dar aulas de Yoga em estúdios.

Comecei a minha formação no método Iyengar.

Abri o meu primeiro estúdio “Casa Estúdio Yoga Iyengar” na cidade de Buenos Aires, no bairro de Palermo, no qual trabalhei até mudar-me para Lisboa.

Tornei-me professora certificada em Iyengar Yoga com o Nível I.

Visitei o RIMYI -Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute.

Sandra

Sandra Melo

Comecei a praticar Yoga em 2012, tendo experimentado diversos estilos.

Em 2013 comecei a praticar Iyengar Yoga e desde então tenho-me dedicado com alma e coração a este método.

Sou professora certificada em Iyengar Yoga, nível I, pela Associação Iyengar Yoga no Reino Unido, tendo feito a minha formação com Alaric Newcombe.

Participei em diversos workshops com professores creditados a nível Internacional, como é o caso de Mira Mehta, Lisa Walford, Claudia Dossena, Aki Omori e Alaric Newcombe.

Tenho uma certificação pela Rainbow Kids Yoga e pela Connected Kids Professional Tuition de atividades conscientes, ambas feitas em Londres.

Continuo a  estudar e a aprofundar o meu conhecimento na prática de yoga, participando em retiros, workshops, classes regulares e através da minha prática pessoal.

Acredito profundamente que o Yoga é mais que uma disciplina física, é um modo de viver.

Ao encontrarmos postura, flexibilidade e facilidade na nossa prática de Yoga, estendemos isso para as nossas vidas, alcançando uma transformação verdadeira e duradoura.

Sou também lincenciada em Economia, e tenho uma especialização em Controlo de Gestão e Contabilidade.

Comecei a praticar Yoga em Londres, e experimentei diversos estilos.

Iniciei a minha prática em Iyengar Yoga e desde então dedico-me à prática e ao estudo deste método.

Concluí a minha certificação pela Connected Kids Professional Tuition de atividades conscientes, em Londres.

Fiz a minha formação com a Rainbow Kids Yoga em Londres.

Tornei-me professora certificada em Iyengar Yoga, Introductory course of Level II, pela Associação Iyengar Yoga no Reino Unido.

Certificação IYENGAR® Yoga

RIMYI Pune