O “Yoga na Aldeia” 2019 foi uma alegria! Este evento, que juntou a prática de IYENGAR Yoga com a natureza, foi dividido em vários momentos. O primeiro fim-de-semana “Yoga na […]
O “Yoga na Aldeia” 2019 foi uma alegria!

Este evento, que juntou a prática de IYENGAR Yoga com a natureza, foi dividido em vários momentos. O primeiro fim-de-semana “Yoga na Aldeia Solstício” que decorreu de 20 a 23 de Junho, o segundo momento que ocorreu durante a semana com o “Yoga na Aldeia Diárias” e finalizámos com um terceiro momento de 28 a 30 de Junho com o “Yoga na Aldeia Paz”.

Assim partimos de Lisboa no dia 19, rumo à terra e com a certeza que este seria mais um momento especial. Organizámos a sala de prática e efectuámos todos os preparativos para iniciar o nosso evento que é sempre organizado com muito amor…Afinal este não é um local de retiros, afinal esta é a terra do meu pai onde vivemos momentos de partilha,onde vivemos também a vida da Aldeia!

Praticámos Yoga diariamente ao som da água a correr pelo rio e dos pássaros a cantarolar, demos mergulhos no rio, contámos histórias, sorrimos e descansámos! Fizemos várias caminhadas de reflexão e interiorização.

​Caminhámos até à barragem do Alto do Ceira, até às eólicas no cimo da serra e até à barragem do Tojo. Comemos cerejas pelo caminho até à barragem, disfrutámos das quedas de água, caminhámos e mergulhámos no rio à chuva, fizemos Pizzas, formámos equipas para lavar a loiça à luz das velas, vimos as estrelas e dançámos.

Subimos até à Camba várias vezes para um dedo de conversa com os Cambenses, ir buscar água à mina ou simplesmente estarmos na casa do povo, que foi gentilmente aberta pelo Zé Manuel sempre acompanhado do seu fiel amigo Simba.

Os momentos da “self-practice” nas diárias foram especiais, onde cada aluno fez a sua prática individual, praticando aquilo que queria aprofundar ou simplesmente necessitava para esse dia. Foi interessante observar o empenho e interesse dos alunos em quererem aprender e praticar mais. Na verdade, toda a envolvência e desconexão com a cidade apelava mais à prática, à leitura e ao estudo desta arte!

Obrigada ao Staff, João, Salomé e Consuelo pela ajuda em toda a organização deste evento.  Pela presença incansável, pelo empenho para que tudo corresse bem e por ter transportado todo o material de Yoga desde Lisboa.

Obrigada a todos os que estiveram presentes neste evento que foi único nas nossas vidas! Cada experiência na nossa vida é única, nunca se repete e isso é que a torna tão bela e motivante! Eu agradeço a cada um de vocês a existência deste evento…já há muito tempo sonhado na minha cabeça!

Um especial obrigado à minha família por me permitir utilizar um espaço, que nos é comum para efectuar este evento, ao nosso cozinheiro Hugo que, tal como no ano passado, fez um excelente trabalho, à tia Zeca e ao Tio Fernando pela ajuda e todo o cuidado e à Comissão do Porto da Balsa por nos dar a possibilidade de utilizarmos a Escola para a nossa prática!!

Namaste e até já!
Rita

Fotos: Rita, Salomé, Zé Fabião, Sofia e Ana